No dia 14 de maio, esteve reunido na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo o Grupo de Trabalho que tem debatido temas raciais no cotidiano do mundo do trabalho e da sociedade como um todo. Esta é a segunda reunião do Grupo que, sobretudo, pretende propor ações e consciência contra o racismo e ampliar este debate no próprio meio sindical na busca de combater as discriminações nas empresas.
"Precisamos lidar e cuidar de todos os temas que possam afligir nossa categoria e a todos os trabalhadores e trabalhadoras. A questão da discriminação racial é algo estrutural em nossa sociedade e, através deste grupo de trabalho, pretendemos criar mecanismos que permitam a nossa Federação e aos seus sindicatos filiados agirem de forma a combater o racismo em nosso meio.", disse Eliseu Silva Costa, Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
A reunião definiu a realização de reuniões mais ampliadas de forma on-line e a possível realização de um seminário para que possa haver maior absorção do tema para os sindicatos filiados, além de ações proativas sobre o tema.
Estiveram presentes na reunião representantes dos Sindicatos de Metalúrgicos de São Paulo, Osasco, Santo André, Osasco, Baixada Santista, São Caetano e Jundiaí.
Comments